Pular para o conteúdo principal

MERCADO FREELA BRASILEIRO – VAMOS ENTENDER ONDE ESTAMOS ATUANDO?



Para começar a conversa, tens que entender que fatia de Mercado é essa, onde tudo parece fácil e glamoroso, mas tem-se muito trabalho por trás das Histórias Vencedoras. Inclusive algumas derrotas. São muitas horas de dedicação e planejamento, com criação de conteúdo, prospecção de clientes, vendas acontecendo, redefinições de estratégias para melhorar resultados no meio do caminho, a constante manutenção do foco e da produtividade, para conseguires ter a vida que queres.



Tenho consumido muitos podcasts, descobri ano passado este formato. Na verdade, já conhecia, mas não havia me permitido experimentar ouvir, pois os vídeos no YOUTUBE são extremamente convincentes. Uma das minhas propostas para mudança de hábitos, foi consumir conteúdo, fora das plataformas mais tradicionais, claro que meu lado inovador aqui fala bem alto né?! Me rendi aos podcasts e me apaixonei. Mas isto é papo para outra hora... foi somente um parêntese.

Ouvi outro dia que, “- Para teres a vida que queres, tens que primeiro viver a vida que não queres. ” Analisa, para chegares ao lugar que imaginastes no Planejamento que fizestes das Metas Possíveis, tens que trilhar este caminho, e isto envolve muito trabalho. Principalmente porque os Freelas, Profissionais Autônomos, Empreendedores tem que construir dia a dia o seu próprio Mercado para alcançar os objetivos de sustentabilidade através das tuas Competências e Capacidades, coisas que ninguém tem igual a ti, não te esqueces disso. E na Era Digital então, onde “tudo não é mais como era antigamente "- Renato Russo disse que “o futuro não é mais como era antigamente”... todos os formatos de anúncio, divulgação, corporações, informação, modelos de gestão... tudo mudou e continua mudando, para que nós HUMANOS, tenhamos pleno gozo das tecnologias existentes para um BEM COMUM, não o meu e nem o teu sozinho, TODOS JUNTOS

Para fazermos com excelência essa transição de modelos, me incluo neste processo, sou da geração Millenialls, ou seja, quase quarentona, vi a Internet nascer e vejo todos os dias o avanço em todos os sentidos, estamos resgatando algumas coisinhas lá “das antigas”, como educação, cordialidade e respeito, a WEB é um espaço livre, mas tem as suas consequências.

Buenas, vamos aos fatos!





Resolvi eu pesquisar sobre como se comportam e quem são os Profissionais Freelas e Autônomos enquanto definia meu nicho de atuação, e a partir daí, iniciou-se minha trajetória através de alguns entendimentos, que ou os temos, ou morremos. “ Adapte-se, ou morra” minha versão para a máxima de Charles Darwin.

Trago para vocês alguns dados da pesquisa da rockcontent, sobre o Mercado Freela Brasileiro em 2018, bem atual, estou compartilhando a pesquisa no Facebook da Integrar também. Este material é gratuito, liberado pelos especialistas através da lista de E-mail. No arquivo, existem links  para fazermos o compartilhamento nas Redes Sociais. Vale a pena visitar o Site dos Autores da Pesquisa.
A geração dos Millenials predomina no Mercado de Freelas. Conhecida pela sua versatilidade, vem instaurando mudanças significativas, inclusive no mercado de trabalho.
A grande maioria se identifica com o gênero feminino e uma mínima parte, mas mínima mesmo, declarou não ter identificação com nenhum gênero. Boa fatia também atua em Home Office. 16,3% dos Freelancers atuam na Região Sul.

Outros dados que achei bastante relevantes:

o   39,4% dos profissionais não atuam nas áreas de formação, mesmo que a grande maioria tenha graduação completa
o   72,54% são generalistas, ou seja, atuando em frentes de trabalho,
o   Mais de 50% deles, aprendeu ou desenvolveu suas habilidades, trabalhando com elas – NA PRÁTICA-, e de forma AUTODIDATA.

Alguém dúvida do potencial destes Empreendedores? Eu tenho certeza que vem muita revolução ainda por aí!

Olha só a curiosidade falando em “tempos das antigas”...
ü  O canal de divulgação dos serviços e produtos de maior “utilização” são o boca-boca e as Redes Sociais. Hoje mesmo, passou um post na Time Line, com o artigo em Manchete: “Olho no olho é o que mais vende”!
ü  Quem atua com Marketing Digital repete incansavelmente que Rede Social é “social”, tens que interagir com tua audiência
ü  As pessoas se conectam com pessoas, e tanto faz a plataforma que usares para isto.

Por isso, seja a pessoa que você é. Virtual ou Presencial. O Mundo muda o tempo todo, todos os dias, e já fazes parte desta MUDANÇA.

Outra informação bacana que pude encontrar no site da FORBES, é a relação de trabalhadores Freelancers/Autônomos pelo Mundo. Me parece que estamos cada dia mais acreditando no nosso potencial e buscando vencer a dificuldade de “vender”, o produto, o serviço ou até a imagem mesmo – no final tudo está linkado.

  1. Colômbia 51,3%
  2. Grécia 34,1%
  3. Brasil 32,9%
  4. Turquia 32,4%
  5. México 31,5%
  6. Coreia do Sul 25,5%
  7. Itália 23,9%
  8.  Espanha 16,9%
  9. Reino Unido 15,4%
  10.  França 11,8%





Bem, já pudeste ter um pouco mais de clareza quanto aos espaços que estamos ocupando MUNDO a fora. Continue buscando informação e conhecimentos, para desenvolveres tuas ideias e projetos.
Se precisares de apoio para entrar de vez nesta onda, chama a INTEGRAR para te dar uma força!


Se quiseres inscrever-te na NEWSLETTER, para que eu possa te chamar para conversarmos, eu vou adorar!
Lembra de deixar teu melhor e-mail, para que possamos manter contato!
Vem!



#assessoriadevalor
#dicasdevalor
@integrarassessoriavirtual





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinicie- Se!

2019 chegou e com ele a Promessa de Bons Ventos! Passamos por muitos momentos desafiadores em 2018, e certamente pudemos extrair alguns aprendizados deles. Guardá-los e revisitá-los frequentemente – os aprendizados – é uma boa forma de exercitá-los, melhorá-los, desenvolvê-los. Aproveite os Bons Ventos! Mês de Janeiro já está chegando ao fim, e se ainda não começaste a se organizar para 2019, a hora é agora ! Recentemente realizei um curso do Sebrae , EAD, sobre Planejamento Estratégico . Aliás, você também não deve deixar passar esta oportunidade, o Sebrae tem uma página, com 45 cursos voltados para Microempreendedores e Pequenas Empresas, e gratuito! Ou seja, é só se inscrever no Curso desejado e bora lá! Vale a Pena! Então, alguns insigths depois do curso finalizado e agora revisitando o material, fazendo o meu Planejamento Pessoal e da Integrar: Manter-se motivado é uma questão importante, e uma das formas para tal, é colocando seus planos no papel, em primeir

INFOGRÁFICO TÉCNICA POMODORO

Ahhh, a malfadada Procrastinação... Este hábito não deixa avançarmos nos nossos Planos e Projetos. Existe uma técnica para nos auxiliar a Vencer e MUDAR este hábito! É a Técnica POMODORO! Todos nós temos problemas com a Procrastinação, mas isto não impede de lidarmos com ela! Quando nos deparamos com uma tarefa que realmente não queremos fazer, são ativadas partes do nosso cérebro associadas a dor. Assim, naturalmente você procura uma forma de parar com este estímulo doloroso, mudando o foco da atenção e realização para outra coisa. Mas é aí que mora o valoroso TRUQUE!  Pesquisadores descobriram que não muito tempo depois de iniciar aquela tarefa que você não queria, o “desconforto” neurológico vai embora! Acesse  aqui o  INFOGRÁFICO  com a descrição da Técnica Pomodoro! Bom Proveito! #dicadevalor . . . . . . #xôprocrastinação #ação #mudança #técnicaPomodoro #dicadevalor #disciplina Imagens: Pixabay

ASSESSORIA VIRTUAL – UMA REALIDADE NO MERCADO EMPREENDEDOR! Conheça e venha fazer parte deste Mundo em Evolução!

A Assessoria Virtual causa ainda certa estranheza, por mais que já seja uma realidade para muitos Empreendedores, Profissionais Liberais e Autônomos. Mas, contratar serviços de Secretariado, fora de um espaço físico e do controle diário através “dos olhos” (afinal estarás no mesmo espaço que a secretária) traz ao meu ver insegurança, pois o formato não deixa de ser novo, para quem está analisando formas de economia por exemplo, para a sua Empresa, ou está iniciando a Jornada Profissional e necessita de auxílio com as tarefas burocráticas.   Desde 2016 esta Profissão tem ganho mais e mais força, principalmente pela inserção de Mulheres e Mães que apostam nas suas Capacidades e Habilidades para criar para si as Oportunidades que o Mercado Tradicional não lhes trouxe. Também é preciso dizer que a necessidade de empreender, para prover a Sustentabilidade da Família, uma vez que vivemos um longo período de depressão Econômica que reduziu bastante os postos de emprego no