Para começar a conversa, tens que entender que fatia de Mercado
é essa, onde tudo parece fácil e glamoroso, mas tem-se muito trabalho por trás
das Histórias Vencedoras. Inclusive algumas derrotas. São muitas horas de dedicação
e planejamento,
com criação de conteúdo, prospecção de clientes, vendas acontecendo, redefinições
de estratégias para melhorar resultados no meio do caminho, a constante
manutenção do foco e da produtividade, para conseguires ter a vida que queres.
Tenho consumido muitos podcasts, descobri ano
passado este formato. Na verdade, já conhecia, mas não havia me permitido
experimentar ouvir, pois os vídeos no YOUTUBE são extremamente convincentes.
Uma das minhas propostas para mudança de hábitos, foi consumir conteúdo, fora
das plataformas mais tradicionais, claro que meu lado inovador aqui fala bem
alto né?! Me rendi aos podcasts e me apaixonei. Mas isto é papo para outra
hora... foi somente um parêntese.
Ouvi outro dia que, “- Para teres a vida que queres, tens
que primeiro viver a vida que não queres. ” Analisa, para chegares ao lugar que
imaginastes no Planejamento
que fizestes das Metas Possíveis, tens que trilhar este
caminho, e isto envolve muito trabalho. Principalmente
porque os Freelas, Profissionais Autônomos, Empreendedores tem que construir
dia a dia o seu próprio Mercado para alcançar os objetivos de sustentabilidade
através das tuas Competências e Capacidades, coisas que ninguém
tem igual a ti, não te esqueces disso. E na Era Digital então, onde
“tudo não é mais como era antigamente "- Renato Russo disse que “o futuro não é
mais como era antigamente”... todos os formatos de anúncio, divulgação,
corporações, informação, modelos de gestão... tudo mudou e continua mudando,
para que nós HUMANOS, tenhamos pleno gozo das tecnologias existentes para um
BEM COMUM, não o meu e nem o teu sozinho, TODOS JUNTOS.
Para fazermos
com excelência essa transição de modelos, me incluo neste processo, sou da
geração Millenialls,
ou seja, quase quarentona, vi a Internet nascer e vejo todos os dias o avanço
em todos os sentidos, estamos resgatando algumas coisinhas lá “das antigas”,
como educação, cordialidade e respeito, a WEB é um espaço livre, mas tem
as suas consequências.
Buenas, vamos aos fatos!
Resolvi eu pesquisar sobre como se comportam
e quem
são os Profissionais Freelas e Autônomos enquanto definia meu nicho
de atuação, e a partir daí, iniciou-se minha trajetória através de alguns
entendimentos, que ou os temos, ou morremos. “ Adapte-se, ou morra” minha
versão para a máxima de Charles
Darwin.
Trago para vocês alguns dados da pesquisa da rockcontent, sobre o
Mercado Freela Brasileiro em 2018, bem atual, estou compartilhando a pesquisa
no Facebook
da Integrar também. Este material é gratuito, liberado pelos
especialistas através da lista de E-mail. No arquivo, existem links para fazermos o compartilhamento nas Redes Sociais. Vale a pena visitar o
Site dos Autores da Pesquisa.
A geração dos Millenials predomina no Mercado
de Freelas. Conhecida pela sua versatilidade, vem instaurando mudanças
significativas, inclusive no mercado de trabalho.
A grande maioria se identifica com o gênero feminino e uma
mínima parte, mas mínima mesmo, declarou não ter identificação com nenhum
gênero. Boa fatia também atua em Home Office. 16,3% dos Freelancers atuam na
Região Sul.
Outros dados que achei bastante relevantes:
o
39,4% dos profissionais não atuam nas áreas de
formação, mesmo que a grande maioria tenha graduação completa
o
72,54% são generalistas, ou seja, atuando em frentes
de trabalho,
o
Mais de 50% deles, aprendeu ou desenvolveu suas
habilidades, trabalhando com elas – NA PRÁTICA-, e de forma AUTODIDATA.
Alguém dúvida do potencial destes Empreendedores? Eu tenho certeza
que vem muita revolução ainda por aí!
Olha só a curiosidade falando em “tempos das antigas”...
ü
O canal de divulgação dos serviços e produtos de
maior
“utilização” são o boca-boca e as Redes Sociais.
Hoje mesmo, passou um post na Time Line, com o artigo em Manchete: “Olho no
olho é o que mais vende”!
ü
Quem atua com Marketing Digital repete
incansavelmente que Rede Social é “social”, tens que interagir com tua
audiência
ü
As pessoas se conectam com pessoas, e
tanto faz a plataforma que usares para isto.
Por isso, seja a pessoa que você é. Virtual ou Presencial. O
Mundo muda o tempo todo, todos os dias, e já fazes parte desta MUDANÇA.
Outra informação bacana que pude encontrar no site da FORBES,
é a relação de trabalhadores Freelancers/Autônomos pelo Mundo. Me parece que
estamos cada dia mais acreditando no nosso potencial e buscando
vencer a dificuldade de “vender”, o produto, o serviço ou até a imagem mesmo –
no final tudo está linkado.
- Colômbia 51,3%
- Grécia 34,1%
- Brasil 32,9%
- Turquia 32,4%
- México 31,5%
- Coreia do Sul 25,5%
- Itália 23,9%
- Espanha 16,9%
- Reino Unido 15,4%
- França 11,8%
Bem, já pudeste ter um pouco mais de clareza quanto aos
espaços que estamos ocupando MUNDO a fora. Continue buscando informação e
conhecimentos, para desenvolveres tuas ideias e projetos.
Se precisares de apoio para entrar de vez
nesta onda, chama a INTEGRAR
para te dar uma força!
Se quiseres inscrever-te na NEWSLETTER, para que eu possa te
chamar para conversarmos, eu vou adorar!
Lembra de deixar teu melhor e-mail, para que possamos manter
contato!
Vem!
#assessoriadevalor
#dicasdevalor
@integrarassessoriavirtual
Comentários
Postar um comentário