Pular para o conteúdo principal

SABES O QUE É ECONOMIA COLABORATIVA? AGORA VAIS SABER!



Não sabes ainda o que é, ou entende quase nada sobre economia colaborativa? É aqui que vais descobrir!

Muito já vem se falando sobre novos formatos e modelos. As pessoas buscam diariamente alternativas para solucionarem seus problemas, sejam eles de que natureza forem.

A questão é: te deste conta que estamos o tempo todo buscando alternativas, para vender nossos serviços,para melhorar relacionamento e network, para evoluir na ampliação de perspectivas? 
E sabias que podemos galgar melhores resultados dentro desta mesma busca através de Colaboração?

Neste artigo vais esclarecer:

  • O que é Economia Colaborativa?
  •    Qual é o diferencial?
  • Como se aprofundar mais no assunto?




Depois, terás condições de analisar sobre o teu negócio e sobre a possibilidade de até já estar inserido neste contexto! Então, é bom saberes já!!


Vamos a definição de Economia Colaborativa!

Economia Colaborativa é uma economia construída sobre redes distribuídas de pessoas e comunidades conectadas, em oposição às instituições centralizadas
fonte: Economia Colaborativa - novas formas de nos organizar em sociedade - Descola  

Ou seja, está baseada na abundância, na organização em rede e na colaboração.
Já as bases da Economia Tradicional, que conhecemos e pratica-se até hoje, são a escassez, a organização hierárquica e a competição.

Onde está a abundância? Ela aparece bem claramente quando adotamos uma postura de ajuda, de auxílio.
Se todos os envolvidos unirem forças para aquele projeto triunfar, os resultados virão de forma a privilegiar de fato, todos os mesmos envolvidos.

Vamos olhar um pouco para alguns exemplos bem conhecidos, que garanto, não pensaste que fossem negócios futuristas:

  • Google
  • AirBnb
  • Uber
  • BláBlá Car


Pense: o que estas grandes empresas têm em comum no seu modelo de negócios?
Trazem soluções para as pessoas, sem demandar por exemplo, de frota ou mobiliário. São APPs, que levam respostas e soluções ás pessoas fazendo uso de opções oferecidas por outrem.
 Não entendeu?

Olha só: O Google, é um motor de busca que responde a pergunta do usuário, mesmo que esta se refira a coisas intangíveis. Se perguntares ao Google como fazer bolo de laranja, ele vai te apresentar uma infinidade de receitas, que não foram escritas nem testadas por ele, mas por outras empresas.
Assim, o Google te dá a receita para escolher, o melhor lugar para se comprar um bolo em qualquer lugar do mundo, quais os benefícios daquele bolo, e muito mais, apenas com tecnologia e inovação.

AirBnb: é o maior site de hospedagem do Mundo e não tem sequer um imóvel de sua propriedade.
Pessoas se dispõem a oferecer espaços diversos e imóveis para receber viajantes de outros lugares. Estes por sua vez, fazem economia se hospedando a custos mais baixos e todos lucram pois inclusive cria-se relacionamento.

UBER: maior frota de carros de aluguel,sem ter um carro seu disponível na sua própria frota. Pessoas de diferentes perfis se cadastram como motoristas e recebem solicitações de viagens através do APP. Recebem curso de qualificação e trabalham conforme a sua agenda e necessidade individual.

BláBlá Car: Compartilhamento de viagens. Faz o cadastro no site e a partir daí podes oferecer e pegar carona, com valores muito abaixo das tabelas de viagens interestaduais, por exemplo. Motorista comuns disponibilizando espaços vazios nos seus carros para viagens.

Não pensou nisso, não é?!

Qual o diferencial da Economia Colaborativa para o Modelo Tradicional?

Ao meu ver, a grande e mais vantajosa das diferenças do modelo colaborativo, é a possibilidade de grandes resultados, tangíveis ou intangíveis, para todas as pessoas envolvidas.

Cria-se uma comunidade. O próprio modelo colaborativo depois de experienciado, traz a necessidade do Consumo Colaborativo. Este nada mais é do que o início da uma relação econômica mais sustentável, que gera mais e melhores resultados, de forma bem mais abrangente. 
Tá aí de novo a abundância. Em diferentes graus, pois temos mais relacionamentos, opções de baixar custos seja em qual área for, e uma nova moeda que em tempos digitais e de crescimento exponencial, devemos nos atentar, que é a reputação. O negócio não é exatamente no “fio do bigode”, mas é de extrema importância o fato de prometeres e cumprires a promessa.

Este tema é relativamente novo, começando a ter mais visibilidade no início deste século, com o surgimento de cada vez mais empresas buscando inovar não só nos produtos, mas também na maneira de oferecê-los e distribuí-los.

Aqui no Brasil, estamos engatinhando, temos muito ainda a aprender e experimentar. Uma das formas de nos apropriarmos mais destes conceitos e modelos, é olhando para o que já vem acontecendo, estudando e experienciando. 
Podemos nos inspirar em Empresas que já estão em outra fase, já praticando o modelo descentralizado, com excelentes resultados!

Dicas para surfar esta onda!

Para conheceres mais sobre as novas economias, acesse os links abaixo onde terás oportunidade de conhecer um conteúdo riquíssimo!

Artigo no portal Medium - Fluxonomia 4d


Outra referência é a Lala Deheinzelin. Brasileira, com larga experiência em Futurismo, inclusive internacionalmente, com projetos em Medellín na Colômbia e ONU. Atualmente, os cases que a Lala nos conta ocorreu no SESC/RS. Lá no perfil do Instagram da Lala vais encontrar uma lista de links com vários conteúdos introdutórios.


E, para finalizar, um TEDx ! 

Instituição versus Colaboração

Esta palestra é incrivelmente desruptiva! 
Clay Shirky nos conta como pequenos grupos irão formar redes menores. Nelas, cada participante exerce um papel fundamental. 
Remodelagem de estratégias para modelos menos engessados, onde a colaboração se mostra mais fluida, natural.

Originalmente em inglês – porém basta selecionar no vídeo as legendas e escolher o idioma, no ícone à direita, no canto inferior! ;)

Boa leitura! Bom TEDx! Bom proveito!


#economiacolaborativa #novaseconomias #consumocolaborativo #empreendedorismo
#empreendedorismofeminino




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinicie- Se!

2019 chegou e com ele a Promessa de Bons Ventos! Passamos por muitos momentos desafiadores em 2018, e certamente pudemos extrair alguns aprendizados deles. Guardá-los e revisitá-los frequentemente – os aprendizados – é uma boa forma de exercitá-los, melhorá-los, desenvolvê-los. Aproveite os Bons Ventos! Mês de Janeiro já está chegando ao fim, e se ainda não começaste a se organizar para 2019, a hora é agora ! Recentemente realizei um curso do Sebrae , EAD, sobre Planejamento Estratégico . Aliás, você também não deve deixar passar esta oportunidade, o Sebrae tem uma página, com 45 cursos voltados para Microempreendedores e Pequenas Empresas, e gratuito! Ou seja, é só se inscrever no Curso desejado e bora lá! Vale a Pena! Então, alguns insigths depois do curso finalizado e agora revisitando o material, fazendo o meu Planejamento Pessoal e da Integrar: Manter-se motivado é uma questão importante, e uma das formas para tal, é colocando seus planos no papel, em primeir

INFOGRÁFICO TÉCNICA POMODORO

Ahhh, a malfadada Procrastinação... Este hábito não deixa avançarmos nos nossos Planos e Projetos. Existe uma técnica para nos auxiliar a Vencer e MUDAR este hábito! É a Técnica POMODORO! Todos nós temos problemas com a Procrastinação, mas isto não impede de lidarmos com ela! Quando nos deparamos com uma tarefa que realmente não queremos fazer, são ativadas partes do nosso cérebro associadas a dor. Assim, naturalmente você procura uma forma de parar com este estímulo doloroso, mudando o foco da atenção e realização para outra coisa. Mas é aí que mora o valoroso TRUQUE!  Pesquisadores descobriram que não muito tempo depois de iniciar aquela tarefa que você não queria, o “desconforto” neurológico vai embora! Acesse  aqui o  INFOGRÁFICO  com a descrição da Técnica Pomodoro! Bom Proveito! #dicadevalor . . . . . . #xôprocrastinação #ação #mudança #técnicaPomodoro #dicadevalor #disciplina Imagens: Pixabay

ASSESSORIA VIRTUAL – UMA REALIDADE NO MERCADO EMPREENDEDOR! Conheça e venha fazer parte deste Mundo em Evolução!

A Assessoria Virtual causa ainda certa estranheza, por mais que já seja uma realidade para muitos Empreendedores, Profissionais Liberais e Autônomos. Mas, contratar serviços de Secretariado, fora de um espaço físico e do controle diário através “dos olhos” (afinal estarás no mesmo espaço que a secretária) traz ao meu ver insegurança, pois o formato não deixa de ser novo, para quem está analisando formas de economia por exemplo, para a sua Empresa, ou está iniciando a Jornada Profissional e necessita de auxílio com as tarefas burocráticas.   Desde 2016 esta Profissão tem ganho mais e mais força, principalmente pela inserção de Mulheres e Mães que apostam nas suas Capacidades e Habilidades para criar para si as Oportunidades que o Mercado Tradicional não lhes trouxe. Também é preciso dizer que a necessidade de empreender, para prover a Sustentabilidade da Família, uma vez que vivemos um longo período de depressão Econômica que reduziu bastante os postos de emprego no