Pular para o conteúdo principal

Delegar, déléguer, delegado, delegeren, to delegate...


assessoriavirtual
delegar é confiar

Delegar, déléguer, delegado, delegeren, to delegate...


Verbo transitivo direto e bitransitivo: incumbir; fazer uma transmissão de; conceder obrigações a uma outra pessoa.


Verbo bitransitivo: atribuir poder a alguém para que esta pessoa a (o) represente; representante.


etimologia (origem da palavra delegar): do latim delegare.


Tipo de Verbo: Regular.


Esta definição foi retirada do nosso amigo de infância, o dicionário Aurélio. E para você, que representa delegar?


É sem dúvidas, uma ação que requer trabalho interno e desapego.


Mas por quê?


Ora, quem nunca sofreu com o fato de levar seu filho à Escola, mesmo sabendo que esta é, sem dúvida, uma escolha que beneficia o desenvolvimento psicossocial, afetivo e organizacional de uma criança. Aprender a dividir e conviver com semelhantes (crianças da mesma idade), aprender a organizar e guardar brinquedos, criar uma rotina, ingressando assim, em um novo grupo social com as suas regras próprias e com humaninhos semelhantes.


Mesmo assim, quem de nós Mães, nunca ficou com aquela dorzinha ao levar o filhote na escola e entregá-lo ao Professor na porta da sala de aula?


Frequentar a escola é, sem dúvida, uma evolução e um presente oferecido aos nossos filhos, e nem por isto deixa de ser doloroso, preocupante.
Afinal, quem são essas pessoas às quais estou “delegando” o cuidado do meu filho? 

Quais são de fato as benesses que começaremos a usufruir, a partir da adaptação da nova situação? 

Em que Mães e Filhos se beneficiam juntos?

Estas questões, bem como a própria analogia da situação, podem ser transportadas ao nosso cotidiano profissional.

Por que delegar tarefas é tão doloroso?

Onde estão os benefícios?

Você já se questionou sobre isto?






· O acúmulo de tarefas pode ocasionar uma sobrecarga tamanha, que os processos - inclusive o criativo - podem ficar embotados, estagnados;
· Quais são os motivos pelos quais acredita que manter o domínio, o poder, sobre todas as vírgulas que envolvem teu negócio, vão te beneficiar com melhorias e excelência?
· Grandes Profissionais ou Empresas, mantiveram sua conduta de ‘dar conta de tudo’ e por isso estão no patamar que se encontram?
· Processos simplesmente operacionais fazem parte da rotina, e transferir esta responsabilidade vai te fazer menos empreendedor, ou menos capaz de gerir a Empresa?
· Colaboração nos processos criativos vai ser problemático pois não tens a cultura de cooperação?
· Como compreender quais serviços terceirizar uma vez que está consumido pela rotina e sem tempo de observar e medir retornos?


Tenho certeza que estas dúvidas fazem parte de todo o cotidiano de muitas pessoas que ingressaram no mercado e ainda estão aprendendo a lidar com as suas ideias, com o fato de estarem efervescendo de criatividade e potência para o trabalho.

Ao mesmo tempo, temos um sentimento de apego.

Afinal, seu negócio nasceu de você, das suas intenções, do seu propósito, como 'entregar’ certas atividades a outrem?

Será que a qualidade que imagino será mantida ou melhorada?

Como vou controlar o desempenho daquilo que faz parte de todo um contexto maior, mas ao mesmo tempo, não é necessariamente uma “questão de vida ou morte” para o crescimento?





Estas dúvidas são genuínas, e só serão esclarecidas a ponto de teres tranquilidade em rever os processos, na medida em que for se aprofundando no próprio negócio.

Entender quais são e como fazer para que estes processos tenham o cuidado que você daria, é bastante importante na escolha tanto do “colaborador” que assumirá as tarefas, bem como as tarefas propriamente ditas.

COMO DESCOBRIR QUAL É O MOMENTO CERTO?

Vamos a um exemplo:


Estive em uma reunião, com uma cliente bastante sobrecarregada. Além de atender no consultório 5 dias da semana, manhã e tarde, em duas cidades diferentes, ela produz conteúdo de alta qualidade.


São 13 anos de consultório, artigos científicos, qualificação profissional, material para apoiar seus pacientes e levar a mensagem a mais e mais pessoas, melhorias na qualidade do atendimento oferecido pessoalmente e também pelo meio digital, anúncios...

Iniciamos nossa parceria para divulgar um produto específico, mas ao longo do tempo, viu-se que para poder dar conta deste mesmo produto específico, o
mais urgente era organizar sua rotina diária para que pudesse dedicar o tempo e a mente, ao que estávamos desenvolvendo.

Acontece, de inicialmente pensar-se em determinada situação, mas ao mesmo tempo é tão necessário ou mais, reorganizar, priorizar.

Planejar cada passo, identificar onde pode-se desafogar, criar mecanismos que levem segurança e acompanhamento eficaz ao que está sendo entregue a terceiros e, principalmente, ao meu ver, ter CONFIANÇA, de que os acordos serão cumpridos e que a entrega do que foi acordado será realizada.
Nossas ideias são com nossos filhos. Como (lembrando da situação da escola) entregar a outro profissional aquilo que geraste com tanta dedicação e amor?






Será que, trabalhar a capacidade de deixar teu filho crescer, e aqui estamos falando agora dos teus projetos, não seria uma oportunidade de dar ao Mundo mais uma luz, mais uma obra que será valorosa também a outras pessoas contribuindo assim para um bem maior?


Neste encontro que me referi acima, ouvi: “ Se tu cuidar destes pontos que combinamos agora, eu vou muito feliz! ”

E qual é a minha Felicidade, em saber que recebi tamanha confiança para cuidar do que leva o outro a se sentir mais aliviado e feliz?

Ela terá a tranquilidade de seguir produzindo e melhorando cada dia mais enquanto pessoa, consequentemente, levando maior excelência ao que seja seu propósito!


Ah... para mim, amor maior é cuidar daquilo que te é precioso, para que você cuide do que é precioso para o próximo.

Seja através de um serviço, de uma consulta médica, de um curso on line, até mesmo de um retorno pelo whatsapp de alguma dúvida ou confirmação de agenda.

Sinto-me grata por receber esta confiança. Cuidar do que consideras fundamental aos teus negócios, para que cada dia mais, possas também entregar sentido aos teus clientes, pacientes, parceiros, é sem dúvida recompensador!


Por isto... Delegue!

Déléguer, delegieren, delegado, delegeren, to delegate!

Pode ser sim, uma grande atitude para que possas dar mais ênfase ao que agora é urgente.

Saiba que a INTEGRAR está aqui para te levar toda a credibilidade que exiges para fazer parte da tua jornada e vai cuidar muito bem daquilo que é o teu maior bem.




Com o reconhecimento do que é importante, desenvolvemos processos e implantamos ferramentas que trarão agilidade e eficiência nos resultados, sem que pra isto se tenha que criar fórmulas mirabolantes.


Utilizando sistemáticas onde o "Profissional Mãe" terá plena confiança na realização e no acompanhamento de cada projeto, mostrando fortemente que o Propósito da INTEGRAR é CUIDAR do seu!

Entre em contato e veja como é gratificante contar com a #assessoriadevalor, desenhada especialmente pra você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinicie- Se!

2019 chegou e com ele a Promessa de Bons Ventos! Passamos por muitos momentos desafiadores em 2018, e certamente pudemos extrair alguns aprendizados deles. Guardá-los e revisitá-los frequentemente – os aprendizados – é uma boa forma de exercitá-los, melhorá-los, desenvolvê-los. Aproveite os Bons Ventos! Mês de Janeiro já está chegando ao fim, e se ainda não começaste a se organizar para 2019, a hora é agora ! Recentemente realizei um curso do Sebrae , EAD, sobre Planejamento Estratégico . Aliás, você também não deve deixar passar esta oportunidade, o Sebrae tem uma página, com 45 cursos voltados para Microempreendedores e Pequenas Empresas, e gratuito! Ou seja, é só se inscrever no Curso desejado e bora lá! Vale a Pena! Então, alguns insigths depois do curso finalizado e agora revisitando o material, fazendo o meu Planejamento Pessoal e da Integrar: Manter-se motivado é uma questão importante, e uma das formas para tal, é colocando seus planos no papel, em primeir

INFOGRÁFICO TÉCNICA POMODORO

Ahhh, a malfadada Procrastinação... Este hábito não deixa avançarmos nos nossos Planos e Projetos. Existe uma técnica para nos auxiliar a Vencer e MUDAR este hábito! É a Técnica POMODORO! Todos nós temos problemas com a Procrastinação, mas isto não impede de lidarmos com ela! Quando nos deparamos com uma tarefa que realmente não queremos fazer, são ativadas partes do nosso cérebro associadas a dor. Assim, naturalmente você procura uma forma de parar com este estímulo doloroso, mudando o foco da atenção e realização para outra coisa. Mas é aí que mora o valoroso TRUQUE!  Pesquisadores descobriram que não muito tempo depois de iniciar aquela tarefa que você não queria, o “desconforto” neurológico vai embora! Acesse  aqui o  INFOGRÁFICO  com a descrição da Técnica Pomodoro! Bom Proveito! #dicadevalor . . . . . . #xôprocrastinação #ação #mudança #técnicaPomodoro #dicadevalor #disciplina Imagens: Pixabay

ASSESSORIA VIRTUAL – UMA REALIDADE NO MERCADO EMPREENDEDOR! Conheça e venha fazer parte deste Mundo em Evolução!

A Assessoria Virtual causa ainda certa estranheza, por mais que já seja uma realidade para muitos Empreendedores, Profissionais Liberais e Autônomos. Mas, contratar serviços de Secretariado, fora de um espaço físico e do controle diário através “dos olhos” (afinal estarás no mesmo espaço que a secretária) traz ao meu ver insegurança, pois o formato não deixa de ser novo, para quem está analisando formas de economia por exemplo, para a sua Empresa, ou está iniciando a Jornada Profissional e necessita de auxílio com as tarefas burocráticas.   Desde 2016 esta Profissão tem ganho mais e mais força, principalmente pela inserção de Mulheres e Mães que apostam nas suas Capacidades e Habilidades para criar para si as Oportunidades que o Mercado Tradicional não lhes trouxe. Também é preciso dizer que a necessidade de empreender, para prover a Sustentabilidade da Família, uma vez que vivemos um longo período de depressão Econômica que reduziu bastante os postos de emprego no